Planejamento Tributário

Cumprir as obrigações fiscais e tributárias do seu negócio pode exigir mais atenção do de profissionais que sabem como fazer um bom planejamento tributário. Afinal, essa ferramenta possibilita economizar na carga tributária e manter o crescimento da empresa, sempre dentro da lei.

Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.

No planejamento tributário, os seguintes tópicos deverão ser avaliados e trabalhados:

  • Porte e estrutura da empresa;
  • Atual enquadramento tributário;
  • Atividades do negócio;
  • Atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras.

Após diagnosticar a situação da empresa, é preciso definir os objetivos e metas do planejamento. O processo deve ser feito junto ao contador, já que com o conhecimento técnico sobre o assunto eles conseguem fazer estimativas de economias mais precisas..

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo. Por isso, a principal forma de economizar é traçando uma boa estratégia de planejamento para que um tributo não esperado não recaia sobre serviços ou produtos..

O mais claro dos benefícios com certeza é a diminuição das despesas com tributos. Afinal no Brasil, geralmente, os impostos representam 30% de todas as receitas do negócio.

EN PT ES