Cumprir as obrigações fiscais e tributárias do seu negócio pode exigir mais atenção do de profissionais que sabem como fazer um bom planejamento tributário. Afinal, essa ferramenta possibilita economizar na carga tributária e manter o crescimento da empresa, sempre dentro da lei.
Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.
No planejamento tributário, os seguintes tópicos deverão ser avaliados e trabalhados:
- Porte e estrutura da empresa;
- Atual enquadramento tributário;
- Atividades do negócio;
- Atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras.
Após diagnosticar a situação da empresa, é preciso definir os objetivos e metas do planejamento. O processo deve ser feito junto ao contador, já que com o conhecimento técnico sobre o assunto eles conseguem fazer estimativas de economias mais precisas..
O sistema tributário brasileiro é bastante complexo. Por isso, a principal forma de economizar é traçando uma boa estratégia de planejamento para que um tributo não esperado não recaia sobre serviços ou produtos..
O mais claro dos benefícios com certeza é a diminuição das despesas com tributos. Afinal no Brasil, geralmente, os impostos representam 30% de todas as receitas do negócio.